domingo, 18 de novembro de 2012

Os segredos dos alimentos mais energéticos – Parte II

Passado o feriado, é hora de continuar conhecendo um pouco mais sobre alimentos e alimentação saudável! 

Demos esse pequeno desconto para vocês curtirem o feriado sem muitas preocupações, mas eu já levei um puxão de orelha do nosso querido Chef! ;)

Então, lá vai mais uma matéria enriquecedora do Chef Maurício Barufaldi! 


OLÁ QUERIDO LEITOR!

Dando continuidade em uma lista apresento alimentos energéticos e muito bons para a sua saúde.

Pimenta Chili; Já notou como os alimentos apimentados e temperados enchem seus olhos de água? Isso ocorre devido a um ingrediente dinâmico, a capsaicina, que provoca reflexos naturais que irrigam seu sistema respiratório com secreções aquosas. Essa quantidade adicional de fluido dilui os resíduos tóxicos que, do contrário, obstruiriam suas vias respiratórias. Uma pimenta pequena por dia ajuda a aumentar sua taxa metabólica e fornece uma onda de energia muito necessária em questão de minutos.


Kale; Uma folha verde escura que lhe oferece beta-caroteno para desentoxicar resíduos que, quando presentes no organismo, podem causar preguiça. De especial a kale tem uma substância chamada indol-3-carbinol, necessária à revitalização de seu metabolismo e proporcionar energia.


Condimentos; A canela, o cravo e o açafrão-da-índia, em especial, regulam os níveis sanguíneos de açúcar, a chave para a sua energia. Esses temperos aumentam a
eficácia da produção de insulina, um hormônio que ajuda a manter o equilíbrio dos níveis sanguíneos de açúcar no seu corpo.
Dica: Salpique um pouco destes condimentos na salada e adicione um pouco de tempero à sua vida!
Morango; Um sabor agradável, é verdade, mas há outra vantagem. O morango contém ácido elágico, um composto que ajuda a alertar seu metabolismo, estimula o sistema imunológico e revitaliza o corpo e a mente.
Cebola; Os componentes sulfurosos da cebola entram nas células do corpo, estimulam o metabolismo, rejuvenescem a resposta imunológica e ajudam-no a se proteger contra os coágulos sanguíneos. Algumas fatias de cebola na salada podem lhe proporcionar um impulso que funciona como um energético necessário, e de duração prolongada.
Broto de Alfafa; Anteriormente considerada útil apenas para o gado, hoje é reconhecida como um dos agentes alcalinos mais sistemáticos disponíveis. É uma fonte importante de vitamina K, necessária para um fluxo sanguíneo mais saudável; tem fontes ricas em cálcio, potássio, fósforo, nitrogênio e magnésio.
Figo; Rico em muitas vitaminas e minerais, alguns figos frescos consumidos como petiscos ou sobremesa ajudam a promover uma poderosa onda de energia. É uma fonte rica em hidratos de carbono complexos que entram na corrente sanguínea imediatamente e promovem uma sensação de energia que pode durar várias horas.
Grapefruit; O grapefruit ajuda a dissolver resíduos e depósitos nas cartilagens e  articulações e, ao mesmo tempo, melhora o sistema digestivo. Para endurecimento das articulações e fadiga muscular, o grapefruit pode ser um antídoto gerador de vitalidade e energia.
Papaia; A papaia é uma fonte valiosa de papaína, uma enzima que dissolve os resíduos persistentes e ajuda a eliminá-los do organismo. Sua ação limpa e reaviva os órgãos vitais, fazendo você se sentir mais alerta.
A atividade enzimática ajuda a decompor as gorduras, eliminando-as de seu organismo e protegendo-o contra a fadiga de uma refeição à base de carne.
Abacaxi; Um agente de limpeza muito valioso, o abacaxi tem um suprimento rico de enzimas, especialmente a bromelaina, que ajuda a desentoxicar o organismo dos resíduos causadores de fadiga. O abacaxi também fornece os ácidos sulfúricos, átrico, málico e tartárico, necessários para a eliminação dos resíduos causadores de preguiça. O valor energético do abacaxi quase sempre é maior quando ele é consumido cru e fresco.
Blueberries (Mirtilo); Estes frutos do vasto jardim da natureza de alimentos poderosos são uma boa fonte de mirtilina, uma substância fantástica que ajuda a manter o
equilíbrio dos níveis sanguíneos de açúcar, da mesma forma que a insulina. Este  processo ajuda a melhorar o suprimento imediato de energia. As blueberries são uma fonte importante de manganês, que atua como agente de limpeza da corrente sanguínea, deixando-o menos propenso à fadiga.
Trigo-Sarraceno; Um excelente hidrato de carbono complexo que lhe fornece uma quantidade equilibrada de vitaminas e minerais, aumentando o fluxo de energia. Em particular, o trigo-sarraceno contém rutina, uma substância presente em alimentos ricos em vitamina C. A rutina ajuda a fortalecer os capilares, diminuindo a propensão à fadiga.
Pepino; Qual é a causa do frescor do pepino? Este vegetal tem um incrível poder de limpar o organismo do ácido úrico causador de fadiga. O grande conteúdo de potássio, juntamente com o enxofre, proporciona uma sensação de bem-estar, controlando o metabolismo do açúcar. Experimente fatias de pepino na salada de vegetais crus e sinta-se mais equilibrado, com a mente e o corpo mais revigorados.
Rábano-Picante; O oxigênio é a chave para a energia total. Um dos componentes do princípio aeróbico é o exercício que banha suas células e tecidos com o oxigênio produtor de energia. O Rábano-Picante, quando usado como condimento em peixes ou saladas, libera um óleo volátil que ajuda a limpar o trato respiratório, fazendo você respirar muito melhor. O Rábano-Picante ajuda a abrir as vias nasais e edemaciadas, afetadas por alergias como sinusite e asma. Você pode respirar melhor e obter mais energia com o uso do Rábano-Picante. Uma pequena quantidade, uma colher de sopa por dia, fornece grande quantidade de oxigênio, que também é uma energia poderosa.
Arroz; Opte pelo arroz integral. Ele contém todas as vitaminas do complexo B necessárias para o fornecimento de energia que são eliminadas no arroz branco
processado e polido. Usado na salada ou como acompanhamento ou mesmo como um prato principal (com vegetais), fornece um suprimento de vitaminas e minerais ao corpo inteiro, proporcionando-lhe uma sensação de vitalidade e energia.
Vegetais Verdes; Experimente os vegetais verde-escuros que proporcionam os nutrientes necessários para revitalizar seu metabolismo preguiçoso. Você pode usar: endívia, dente-de-leão, escarola, chicória, alface e agrião. Coma as folhas cruas. Se forem muito duras, cozinhe-as ligeiramente em uma panela de aço ou metal não corrosível. Evite panelas de alumínio; elas afetam a cor e o sabor, principalmente das folhas verde- escuras e das que possuem alto teor de ferro.

Nunca faça uma dieta alimentar sem orientação médica.

Boa e saudável semana aos meus leitores!!

Chef Maurício Barufaldi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é muito importante, pois é você também quem faz o blog! Então fique à vontade para compartilhar sua opinião!

Siga o CWB Plus Size!

Follow Me on Pinterest