segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Emagrecer; só é bom se for feito de forma saudável e natural.


Olá pessoal! ;) Está aberta oficialmente a seção saúde do CWB Plus Size

Então desejamos que possamos ajudá-los a esclarecer as dúvidas sobre alimentação!

Boa leitura e contamos com a participação de vocês! ;)

Alguns alimentos mascaram açúcar na sua composição, e você muitas vezes exagera no consumo de alguns deles.

Doces com fama saudável escondem valores que causam estrago na sua dieta.

Imagem Google
Dupla atitude, e velha ação bem conhecida de quem inicia uma dieta: optar por grelhados para reduzir o consumo de gordura e evitar doces para não exagerar no açúcar. Enquanto a primeira tarefa depende quase que exclusivamente de disciplina, a segunda reserva algumas pegadinhas. Você sabia, por exemplo, que o catchup é rico em açúcar? E que a gelatina não é sobremesa das mais saudáveis? A maior parte das pessoas não sabe que, assim como doces podem ter altas taxas de sódio, como é o caso do refrigerante, salgados podem ter grande quantidade de açúcar.
Algumas opções de alimentos, aparentemente saudáveis, muitas vezes não aparentam levar açúcar, ou você acha que eles tem pouco açúcar na sua composição, mas isso pode ser um obstáculo que atrapalha a sua meta para emagrecer.
Uma comparação: Em um pedaço de 100 gramas de bolo de chocolate, a quantidade total de açúcar desse alimento é de cerca de 40 gramas. Isso representa 40% e é significativo em uma dieta se não observado de forma correta.
Imagem Google
O suco natural é, de fato, saudável, mas devemos lembrar que para fazer um copo de suco precisamos de várias frutas. O segredo para não extrapolar na quantidade de açúcar e de calorias é a moderação. Prefira ainda sucos de frutas que têm grande quantidade de água, como a melancia e o melão. Evite acrescentar açúcar nestes sucos. Aprenda a apreciar o açúcar da própria fruta, que é a frutose.
Ao mudar alguns hábitos, você adquire um estilo de vida mais saudável.
Se você é daquelas pessoas que imaginam que emagrecer é uma simples questão de restrição de calorias está na hora de reavaliar as suas atitudes durante a dieta.

Ter um novo pensamento, buscar novas ações e pensar que dieta é um período de mudanças que deve levar a uma alimentação adequada durante toda a vida é uma nova maneira de buscar, além do emagrecimento, uma melhor qualidade de vida.
Portanto, emagrecer não é apenas reduzir o consumo de alimentos, ao contrário, é antes de tudo uma mudança de atitudes.

A seguir algumas dicas que poderão ser úteis;

Imagem Google
Tenha atitudes positivas: Pensamento positivo atrai atitudes corretas e estimulantes. Por isso, nada de desânimo ou de pensar que você não consegue ou que o mundo conspira contra o seu objetivo. Tudo na vida exige uma postura firme e muita determinação.  

Foco na meta de peso: A sua atenção deve estar focada no objetivo de peso e não nos alimentos que você pode comer ou deve evitar. A boa escolha alimentar será consequência. Jamais você deve fazer escolhas pessoais que envolvam a sua saúde sem a ajuda dos profissionais da medicina e da nutrição.

Fuja do estresse e da ansiedade: Corte o mal pela raiz. Nenhum alimento por mais doce que seja será capaz de dar o fim no estresse e na ansiedade. Quando perceber que irá descontar nos alimentos todo o peso da rotina do dia, desvie a sua atenção daquele alimento que faz a luz vermelha da dieta piscar. Assistir a um bom filme, caminhar pelo bairro, ler um livro, ouvir música colocam o pensamento bem longe da alimentação. Ao sair para caminhar não leve dinheiro para evitar que você sinta vontade de comprar alguma guloseima. No entanto, leve uma garrafinha de água para hidratar o seu corpo.


Projeto sejafeliz.wordpress.com
Assuma a responsabilidade: Se você opta por dietas da moda ou altamente restritas, as chances de conseguir o que deseja e, principalmente, manter o peso, são mínimas. Assuma que a mudança na alimentação deve ser para a vida e não para a próxima festa ou encontro social. Não terceirize a vitória e o seu sucesso. Você somente irá conseguir algum objetivo se for responsável pelas suas atitudes.  

Não se dê desculpas: Como resistir ao bombom ou a um doce que está na gaveta do escritório ou na despensa da cozinha? É quase impossível! Por isso, antes de plantar a sua própria armadilha, pense muito bem o porquê de deixar tão facilmente disponíveis esses alimentos tentadores. Você quer emagrecer? Se sim, comece a oferecer esses alimentos (estocados na sua casa ou escritório) para os seus amigos; livre-se deles. Você poderá comer um chocolate, mas de forma esporádica, e não todos os dias. Mas busque sempre a orientação de um médico e de uma nutricionista.

Nunca desista: Pessoas magras também exageram na alimentação. Elas não ganham peso porque logo em seguida retomam uma alimentação equilibrada em calorias. Se você exagerar, não faça disso o estopim para jogar o seu objetivo para o alto! No momento seguinte, retome a dieta e não faça uma restrição exagerada por conta disso como, por exemplo, dietas desintoxicantes, à base de sucos ou de sopas. Busque a orientação médica. 

Prepare-se para experimentar: Em vez de pensar no que você NÃO poderá comer, pense no que você poderá! Novos sabores, texturas e muitos novos alimentos que não fazem parte da sua rotina alimentar poderão ser provados. O seu paladar será estimulado, testado e você terá novos alimentos para variar as suas refeições. Busque os grãos (amaranto, chia, quinua, etc.), frutas, verduras e legumes. Busque sempre o mais natural possível.
Imagem Google

Mantenha-se informado: Quanto mais informações você tiver sobre alimentação saudável mais saberá diferenciar o que é correto ou não para o seu emagrecimento e para a sua saúde. Evite promessas de um rápido emagrecimento. Se a promessa é de eliminar mais do que 1 quilo por semana, cuidado! A sua saúde e autoestima estão em jogo. Nunca se esqueça de buscar orientação de profissionais da saúde.


Siga em frente: Mantenha sempre em mente as boas atitudes que não farão você desistir do seu objetivo final. Quanto mais certeza tiver de que está colhendo os resultados esperados, mais estimulado ficará para manter uma boa qualidade de vida e de peso por um longo período.

Procure ser feliz todos os dias. A nossa vida é importante demais!

Desejo aos leitores desta coluna uma deliciosa semana, e que ela seja repleta de alimentos muito saudáveis.

Maurício Barufaldi.
Chef e Escritor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é muito importante, pois é você também quem faz o blog! Então fique à vontade para compartilhar sua opinião!

Siga o CWB Plus Size!

Follow Me on Pinterest