segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Chef Maurício explica: Nutrientes e Calorias


Olá pessoal!

Hoje falarei sobre os Nutrientes e as Calorias.

Define-se caloria como a representação métrica de energia produzida por determinados nutrientes quando metabolizados pelo organismo. Quando lemos em rótulos ou livros populares que um alimento fornece cem calorias, isso significa cem quilocalorias ou 100 kcal. Ou seja, a quilocaloria não é constituinte dos alimentos, é a medida de sua energia potencial.

Os principais grupos fornecedores de calorias são os macronutrientes: carboidratos, proteínas e gorduras. Os carboidratos e as proteínas, quando totalmente metabolizados no organismo, geram 4 kcal de energia por grama, enquanto as gorduras, 9 kcal.

Em contrapartida, outros nutrientes, como vitaminas e minerais não geram energia, ocorrem em quantidades diminutas nos alimentos, mas são de extrema importância para o organismo pois têm funções específicas e vitais nas células e nos tecidos do corpo humano.

Os macronutrientes carboidratos, proteínas e gorduras ou lipídios estão distribuídos nos alimentos e devem ser ingeridos diariamente para assegurar uma alimentação saudável. Embora, como regra geral, seja estabelecido um percentual diário de cada macronutriente, devemos lembrar que as pessoas exercem diferentes atividades em distintas rotinas, podendo requerer demandas alimentares diversas e por vezes até suplementares.

Muitos alimentos contêm carboidratos e gordura, incluindo-se aí os doces, como bolos, tortas, sorvetes e biscoitos. Algumas combinações de alimentos compreendem os três nutrientes: carboidrato, proteína e gordura, tais como pizzas, ensopados e sopas. Esta característica é importante na consideração do valor calórico da preparação e também no impacto que o alimento pode ter na glicemia.

Embora as fibras sejam também classificadas como carboidratos, pertencem ao grupo dos oligossacarídeos, elas são eliminadas nas fezes pelo organismo.

Justamente por essa razão são importantes para a manutenção das funções gastrointestinais e a conseqüente prevenção de doenças relacionadas.

Devem constar do planejamento das refeições, sendo encontradas em alimentos de origem vegetal, tais como; hortaliças, frutas e cereais integrais.

Quais são os nutrientes que fornecem calorias ao alimento?

Os nutrientes que fornecem calorias ao alimento são os macronutrientes. Eles são os carboidratos, proteínas e gorduras.
Para saber a quantidade de calorias do alimento, basta multiplicar a quantidade em gramas de carboidratos e proteínas por 4 e a de gorduras por 9. A soma dos 3 resultados será a quantidade de energia do alimento.

Por que uma quantidade de um alimento pode ser menos calórico do que outro alimento em menor quantidade?

Como pode uma maçã de 100 gramas ter a mesma quantidade de calorias que 10 gramas de chocolate?
Simples: a maçã apresenta maior quantidade de água. A água dilui os nutrientes, já no chocolate os nutrientes estão mais concentrados.
Dessa maneira, opte por alimentos ricos em água, como legumes, verduras e frutas. Por serem menos calóricos, eles poderão ser ingeridos em maior quantidade, dando a sensação de saciedade e ajudando na dieta.
Ovo faz bem ou mal?

O ovo já não é mais o vilão de antes. Após uma ampla pesquisa feita na Universidade de Harvard, nos EUA, os médicos chegaram à conclusão que comer uma unidade por dia não é nenhum pecado. O estudo determinou que a proteína desse alimento é de altíssima qualidade.
No entanto, o privilégio não é para todo mundo. Quem possui colesterol alto ou já sofreu algum evento coronariano, como infarto, deve controlar o consumo. Para essas pessoas a cota deve ser determinada por um médico especializado.

A carne vermelha

Especialistas afirmam que para você fazer as pazes com o seu coração a carne vermelha é outro item que deve ser consumido moderadamente por quem possui fatores de risco para o coração. Mas também não adianta abolir todas as carnes do cardápio e achar que nunca mais vai ter problemas de colesterol. Os queijos, principalmente os amarelos, possuem gordura saturada.

Reduzir o tamanho e a frequência do bife nas refeições é segundo os especialistas a maior dificuldade dos pacientes. Por uma questão de cultura, o brasileiro acha que a carne é o item principal do prato e não o complemento.

A carne vermelha é rica em vitamina B, ferro e niacina, componentes aliados no combate ao colesterol.

A recomendação é diminuir a quantidade e limitar a frequência para três vezes por semana. Além disso, é fundamental evitar as porções fritas e tirar toda a gordura aparente.

A orientação do que comer, o quanto comer, e a frequência com que se come os alimentos é tarefa para especialistas, seja ele um médico ou uma nutricionista com capacitação profissional para este fim.

Aos leitores desta coluna eu desejo uma ótima semana!

Chef Maurício Barufaldi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é muito importante, pois é você também quem faz o blog! Então fique à vontade para compartilhar sua opinião!

Siga o CWB Plus Size!

Follow Me on Pinterest