quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

PLUS SIZE - Funcionária demitida por excesso de peso

Já ficaram sabendo da história de Lourabil Cepera Groke, a ex-orientadora que foi demitida - e pasmem, por justa causa - dos Vigilantes do Peso por ter engordado? O CWB Plus Size ficou sabendo do assunto e foi atrás do máximo de informações para trazer a vocês, nossos leitores!

Primeiramente, queríamos que vissem o lado mais humano da história, onde Lourabil conta o que aconteceu depois de tanto tempo trabalhando para a empresa. Para ver isso, recomendamos a reportagem exibida no último domingo (19-02-2012) pela Rede Record. A reportagem pode ser assistida aqui.

Agora, gostaríamos de fazer algumas considerações importantes: quando foi demitida, em 2006, Lourabil já trabalhava há 15 anos como orientadora nos Vigilantes do Peso e já tinha na época 59 anos. Não temos intenção de julgar a capacidade das pessoas pela idade, mas é fato que quanto mais velha a pessoa está, menos acelerado fica o seu metabolismo e, com isso, fica mais difícil de emagrecer ou mesmo manter o peso. Inclusive, deixamos como dica para gordinhas que queiram perder peso: comecem suas dietas e exercícios o quanto antes, pois depois a coisa vai complicando.

Também é preciso dizer que, como mostra a matéria, Lourabil entrou na Justiça de Trabalho de São Paulo conta os Vigilantes do Peso, e no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) a decisão foi a favor da empresa: ficou decidido que pela natureza do trabalho - ou seja, por ela ter sido uma funcionária com a função de ajudar pessoas a emagrecer - nenhum abuso havia sido cometido na demissão por justa causa. Lembrando que, nesse tipo de demissão, o funcionário não recebe verbas rescisórias, que nada mais são do que direitos que o trabalhador deve receber quando é mandado embora de uma empresa sem um bom motivo.

O caso está agora sendo julgado no Tribunal Superior do Trabalho (TST). Lá, a decisão encontra-se empatada. De um lado, o ministro Guilherme Caputo Bastos, que é também relator do recurso, foi a favor da empresa, mencionando uma cláusula do contrato que previa dispensa no caso da não-manutenção do peso. De outro, o ministro José Roberto Freire Pimenta argumentou que a cláusula seria abusiva, uma vez que os funcionários podem engordar sem ter essa intenção, como acreditamos que foi o caso de Lourabil.

Quem deve analisar o caso agora é o ministro Renato de Lacerda Paiva, que aparentemente está em dúvida e pediu mais tempo para poder decidir sobre o recurso.

A opinião do CWB Plus Size é clara: já não consideramos correta a demissão uma funcionária por ela ter engordado. Mas, num caso muito particular como o do Vigilantes do Peso, onde você ter um funcionário acima do peso pode fazer com que as pessoas não acreditem no resultado do trabalho, acreditamos que isso até faz algum sentido. Mas, de forma alguma essa funcionária deveria ser demitida por justa causa. Torcemos com todas as nossas forças para que o ministro Renato de Lacerda Paiva perceba a complexidade da situação de Lourabil e seja favorável a que ela receba todo o dinheiro e benefícios a que tem direito.

2 comentários:

  1. acho grotesco a forma com que o ser humano se acha superior aos demais...
    tá na hora de fazer valer os nossos direitos....
    é mto lindo ficar no papel... mas precisamos partir p ação....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Dani. A empresa já tem uma série de vantagens em relação ao trabalhador, esse caso é complicadíssimo.

      Será que não há um meio para nos comunicarmos diretamente com os ministros para demonstrarmos nossa opinião?

      Excluir

Sua participação é muito importante, pois é você também quem faz o blog! Então fique à vontade para compartilhar sua opinião!

Siga o CWB Plus Size!

Follow Me on Pinterest